26.5.09

Quadras de S. João



Alguns alunos resolveram aceitar o desafio da RBEP para o concurso de Quadras de S. João.

Como não podem existir nomes próprios as turmas escolheram para si um nome que as distingue.

Estas foram as eleitas:


"Os Festarolas"

No dia de S. João
as sardinhas vou assar
com o vinho e o pão
para me acompanhar!


No S. João
há alegria e harmonia
com os foguetes a lançar
e os balões a acompanhar!

Neste S. João
as sardinhas quero comer
quem corta o pão
para eu o fogueiro acender?

As minhas amigas
eu vou chamar
para o S. João
comigo festejar!




" Os Fogueirinhas"


Na festa de S. João
como sardinha assada.
Minha mãe deu-me um balão
e eu danço com a minha namorada!

É dia de S. João
vejo balões coloridos
com o martelo na mão
passo pelos bailaricos!

Nas festas de S. João
compro um manjericão
brinco com um balão
e danço no bailarico!

Com a família vou festejar
vou comer sardinha assada
vou deitar foguetes ao ar
e bailar pela madrugada!

Na festa de S. João
eu levo um manjerico
também levei um balão
e andei no bailarico!

Estava a assar sardinhas
ofereceram-me um alecrim
as minhas filhinhas
brincavam pelo jardim!

É S. João do Porto
faço uma fogueira
mexo com o corpo
é só brincadeira!

No dia de S. João
como sardinha assada
há sempre animação
e muita gargalhada!

É dia de S. João, vamos comemorar
vamos lançar foguetes e balões
vê-los voar pelo ar
e animar os foliões!

Comprei alecrim
para dar ao meu amor
plantei-o no jardim
junto à mais bela flor!

Com o manjerico na mão
o S. João fui festejar
dancei com o meu irmão
e alhos-porros fui comprar!

No S. João como pão
com sardinhas assadinhas
compro um balão
para mim e para as minhas priminhas!

Na festa de S. João
comprei um manjerico
lancei um balão
e dancei no bailarico!

No dia de S. João
eu como caldo verde
se me ajudares, arranjo animação
e até colo balões à parede!

No dia de S. João
como sardinha assada
e com muita emoção
salto a fogueira sem partir nada!

No dia de S.João
reguei o manjerico com a mangueira
brinquei com o balão
e saltei uma fogueira!

No manjerico e no alecrim
há sempre um aviso
para ti e para mim
com um sorriso!




" Os meninos da Paula "

Chegou o S.João
vamos todos brincar
lançamos o balão
e rimos sem parar!

Na noite de S.João
a folia vai reinar
com um alho-porro na mão
toda a noite a dançar!

Ai! Meu rico S. João
santinho cá do Porto
eu levo-te um balão
e alho-porro do horto!

No S. João
eu gosto de cantar
com um copinho na mão
para me acompanhar!


O S.João chegou
olha o balão, João.
O João tropeçou
e o balão fugiu-lhe da mão!

Oh! Meu rico S. J.oão
nas rusgas vou dançar
com o alho-porro na mão
até a noite acabar!

Sardinhas, pimentos e vinhos
toda a noite vamos comer e beber
nas fogueiras damos pulinhos
e ao mar vamos ter!



" Os pequeninos balões de S.João"

Na noite de S. João
Está a fogueira a estalar.
Vamos comer sardinhas com pão
E toda a noite dançar!

Rebentam foguetes no ar
Marteladas e assobios.
Vamos todos brincar,
Com pais, avós e tios!

No S. João há uma grande festa.
De alho-porro na mão
E muitas marteladas na testa.
A olhar para o balão!





“ Os Rufias de S. João “


Oh! S. João
Dá cá um balão
Para eu brincar
E atirar ao ar!

Oh! S. João
Quando vier o Verão
Vai haver festa
E suor na testa!

Oh! S. João
Dá cá a tua mão
Com um balão
Para comer um pão!

Oh! S. João
Faz uma fogueira
E dá-me um balão
E um manjericão!

Na festa do S. João
Um alho-porro comprei
Levei também um balão
E saltei, brinquei e dancei…



Fui saltar à fogueira
Fui pendurar os balões
Bebi sumo, fui à feira
Fui dançar com foliões!

Nenhum comentário: